Uma cidade sustentável é uma cidade saudável, onde os resíduos são reciclados e destinados corretamente. A alimentação é feita com produtos saudáveis, produzidos por produtores locais, preferencialmente orgânicos. O ar não é poluído pois há menos automóveis. O transporte de massa é elétrico. O serviço de saúde é descentralizado.

A cidade sustentável tem um sistema de creches e escolas próximos aos locais de moradia, minimizando a locomoção. A merenda é saudável com frutas frescas compradas diretas do produtor.

A cidade sustentável tem núcleos habitacionais ecologicamente corretos.

Estimula a ocupação de vazios urbanos e a construção em lotes vazios.

A cidade sustentável é mais segura pois não existem bairros abandonados e a cidade tem mais vida com pessoas na rua e lazer noturno.

A cidade sustentável tem mobilidade pois o transporte público é mais eficiente. O Lazer, o comércio e o trabalho são próximos. Tudo isso minimiza o uso do carro. Além disso o transporte é não poluente, privilegiando sistemas elétricos. Os sistemas são conectados com bicicletários para dar mobilidade ao ciclista.

A cidade sustentável é viva! As praças tem vida, as ruas são animadas. Há um centro cultural permanente com eventos, apresentação de bandas, exposições, músicos da cidade, teatro e festas populares

A ciclovia é um meio de transporte eficiente, conectado, com o seu eixo central dentro do parque linear. Os ciclistas tem preferência e cruzamentos exclusivos.

A cidade sustentável:

– Estimula programas de reuso de água.

– Reduz a produção de resíduos e dá destinação correta aos resíduos gerados.

– Preservar o entorno rural rico em água e nascentes que abastecem a cidade.

– Destina o resíduo orgânico para compostagem.

– Cria áreas de infiltração de água em áreas públicas e particulares como forma de   minimizar as enchentes.

– Cria mecanismos tributários que incentivem a preservação ambiental, prevendo princípios como do poluidor-pagador e do protetor-recebedor;

A cidade sustentável preserva a agricultura que é nosso cinturão verde produtivo.

Valoriza o agricultor para que ele continue preservando nosso cinturão verde produtor de frutas e legumes. Estimula o turismo rural. Cria canais de venda direta como a feira do produtor.

Estímulo a utilização de formas alternativas de energia como a eólica, a fotovoltaica e a solar para chuveiros por exemplo.

A cidade sustentável é uma cidade justa, onde trasnporte, alimentação, abrigo, educação, saúde e esperança sejam distribuídos de forma justa e onde todas as pessoas participam da administração.

Criado por: www.prgestudio.com.br – CNPJ: 17.883.917/0001-84